miércoles, 3 de octubre de 2012

Quem são eles?


Conheça um pouco sobre alguns dos palestrantes das jornadas!





Eduardo Sterzi
possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia medieval, poesia brasileira moderna e contemporânea, crítica, teoria e história literária, Dante Alighieri, Gianfranco Contini, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Augusto de Campos. Em novembro de 2011, obteve o primeiro lugar em concurso para professor de Teoria e História Literária no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.

Luciene Azevedo
Possui Doutorado em Literatura Comparada (2004) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é professora de Teoria Literária da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa contemporânea latino-americana, performance narrativa, cinismo e autoficção.

Marcos Natali 
Possui Mestrado (1993) e Doutorado (2000) em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago e Pós-Doutorado em Literatura Hispano-Americana pela USP (2003). É, desde 2003, professor-doutor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, onde orienta pesquisa de iniciação científica, Mestrado e Doutorado. É pesquisador do CNPq, com projeto sobre literatura, ética e sacrifício, e foi professor visitante na UAM (México) em 2009. Publicou o livro _A política da nostalgia: Um estudo das formas do passado_ e atua principalmente nas seguintes áreas: narrativa hispano-americana do século XX e contemporânea, teoria literária latino-americana, teoria pós-colonial e desconstrução, com textos publicados sobre Juan Rulfo, José Lezama Lima, Tununa Mercado, José María Arguedas, Roberto Bolaño, Mario Bellatin e fetichismo.

Stefania Chiarelli
Professora Adjunta de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, realizou os estudos de mestrado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: deslocamento, memória, imigração. Publicou os ensaios "O cavaleiro inexistente de Italo Calvino - uma alegoria contemporânea" e "Vidas em trânsito: as ficções de Samuel Rawet e Milton Hatoum", e co-organizou o livro "Alguma prosa - ensaios sobre literatura brasileira contemporânea.

Sérgio de Sá
Possui graduação em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1992), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). É professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Foi editor de Cultura do Correio Braziliense, no qual assinou durante mais de seis anos uma coluna sobre livros e literatura. Tem experiência nas áreas de Jornalismo e Letras, com ênfase em Literatura Comparada. É autor de "A reinvenção do escritor: literatura e mass media" (Editora UFMG).

Rita Palmeira
É doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2009). É bacharel em Letras (1997) e mestre em Teoria e História Literária (2000) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura. Tem pesquisa nos seguintes temas: surrealismo francês, modernismo brasileiro e narrativas do cárcere.



No hay comentarios:

Publicar un comentario