viernes, 31 de agosto de 2012

Escrever de fora

“Da viagem entre leituras: a ficção de Adriana Lunardi” por Stefania Chiarelli (Universidade Federal Fluminense)

Os contos de Vésperas (2002), assim como o romance A vendedora de fósforos (2011), de Adriana Lunardi, tem como denominador comum situações em que leitores se inscrevem de algum modo na cena literária.  Em distintas medidas e faturas, essas narrativas apresentam sujeitos às voltas com suas referências de leitura. Investigar tal relação me interessa na medida em que possibilita uma reflexão acerca das figurações do leitor e de modos de inscrição no espaço literário. Nessa escrita que  dialoga com a tradição,  surgem personagens que passam a fazer parte de um sistema, de uma família de leitores, como se percebe no conto "Ana C", na afirmação do indivíduo à beira da morte: “Um mapa que ficará para sempre incompleto, deixando saudade das ruas que nunca passei. Aperte minha mão, querido poeta, me dê coragem e me dê humor" (Lunardi, 2002, 45). Nessa perspectiva, ativar um determinado repertório de leituras equivale a mover-se entre tradições e obsessões literárias, apontando modos de conexão com a própria vida.
                             

Adriana Lunardi estreou na literatura com "As meninas da Torre Helsinque" (Mercado Aberto/PMPA, 1996), livro pelo qual recebeu os prêmios Fumproarte e Troféu Açorianos (1997),em duas categorias: melhor livro de contos e autor estreante. Em 2002,lançou "Vésperas" (Rocco), livro de contos agraciado com a bolsa para escritores da Fundação Biblioteca Nacional e indicado ao prêmio Jabuti. "Vésperas" também foi publicado na França, Argentina, Portugal e Croácia.
"Corpo estranho", seu primeiro romance (Rocco, 2006), foi finalista do prêmio Zaffari/Bourbon e está sendo traduzido para o francês.
Quando não escreve livros, Adriana redige roteiros para a TV, especialmente documentários.Já ministrou um curso de leitura para futuros escritores e uma oficina de texto para moradores de rua, que resultou na publicação do livro Letras na Rua (PMPA, 1993).
Lunardi tem formação acadêmica em Comunicação Social e estudou literatura.Nasceu em Xaxim, Santa Catarina, morou em Santa Maria,Porto Alegre (onde teve sua estreia literária), Paris e São Paulo. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.

No hay comentarios:

Publicar un comentario